Mulheres que contam mulheres
A expertise do grupo As Meninas do Conto está na pesquisa e transposição da literatura oral para a cena, se apoiando na linguagem da narração de histórias e toda sua artesania, tendo no encontro com o público um momento especial de partilha.
Uma das primeiras ações de nosso projeto de Fomento ao Teatro contemplado na 37º Edição - "A escuta praticada, a palavra partilhada - 25 anos de teatro do Grupo As Meninas do Conto", foi a criação da Rádio As Meninas do Conto com o Programa Mulheres que Contam Mulheres. Produzimos 16 histórias contadas pelas atrizes do grupo, onde propusemos uma reflexão sobre as diversas possibilidades de ser mulher.
Clique aqui para saber mais.
A partir deste repertório para Podcast cada atriz selecionou um conto e criou uma intervenção narrativa, gerando diversidade de temas, estéticas e formas para contar estas histórias. Assim, criamos oito intervenções que têm na palavra o guia de aproximação com adultos e crianças, para sensibilizar a escuta, e conectar passado e presente através da oralidade.
As histórias têm uma média de duração de 20 minutos e podem ser apresentadas em conjunto ou separadamente, para crianças a partir de 10 anos, jovens e adultos.
Teaser:
Abaixo sinopse das Histórias que compõem este trabalho.

A mãe de barro - Simone Grande
Um mito trazido da memória dos povos Arikapu e Tupari nos fala sobre uma mãe que se transforma em barro para ajudar sua filha.
Adaptação e narração: Simone Grande a partir de duas versões do conto encontradas no livro Moqueca de Maridos - de Betty Mindlin - com narradoras e narradores do povos Makurap, Tupari, Wajuru, Deoromitxí, Arikapú e Aruá.

A Menina que escutava o chão - Joice Jane Teixeira
Entre o visível e o invisível, a menina encontra parte de suas histórias. Em uma experiência sensorial, a atriz convida o público a descolonizar seu imaginário. História e música criada pela atriz a partir dos relatos de sua avó materna afro-indígena, Mãe Lió.

A Vaca no Telhado - Norma Gabriel
Serviço doméstico não é trabalho??? Ouça, nesta história , as trepidantes "desventuras em série" a que se submete um marido que resolve encarar o desafio proposto pela mulher.
Adaptado a partir de duas histórias: A anciã que tinha razão. (Conto Sueco) do Livro Histórias da Avó: Contos da Mulher sábia de várias culturas. Recontadas por Burleigh Mutén - Tradução de Geraldo Kordornfer e Luís Marcos Sander. E O marido que precisou cuidar da casa (Conto Norueguês) do Livro 103 Contos de Fadas de Angela Carter- Traduzido por Luciano Vieira Machado.

Manzandaba - Fernanda Raquel
Manzandaba parte em uma longa jornada, em busca de algo que, ao fim, desde sempre esteve com ela. Que ninguém se engane, as pessoas todas têm histórias para contar. Quais são as suas?
Manzandaba é um conto do povo zulu, da África do Sul, adaptado a partir das versões encontradas nos livros "O presente de Manzadaba e outras aventuras", de Silvia Oberg e "Uma história e uma história e uma história: conto dos contos da tradição oral", de Ana Gibson e Juliana Franklin.


Sete Fios D’água - Grupo As Meninas do Conto
A chegada de um bebê muda a vida das mulheres de uma vila. Saber acolher, saber entregar. Ah, quantas coisas podemos aprender com uma criança...
Conto adaptado e narrado pelas atrizes do grupo As Meninas do Conto: Danielle Barros, Fernanda Raquel, Joice Jane, Helena Castro, Lilian de Lima, Lívia Sales, Norma Gabriel e Simone Grande. A história foi adaptada a partir do livro Mata, Contos do Folclore Brasileiro, de Heloisa Prieto.

Três mulheres fortes - Lilian de Lima
A força pode estar onde menos se espera. A pequena Maru-Me, sua Mãe e sua Avó vão mostrar ao lutador Montanha que, entre golpes, arremessos e mugidos, o coração é músculo que bate forte quando o propósito é genuíno.
História japonesa de tradição oral recontada por Claus Stamm e publicada no livro Chapeuzinho Esfarrapado e Outros Contos Feministas do Folclore Mundial, com organização de Ethel Johnson Phelps.

FICHA TÉCNICA
Atrizes:
Danielle Barros, Fernanda Raquel, Helena Castro, Joice Jane, Lilian de Lima, Lívia Sales, Norma Gabriel, Simone Grande.
Coordenação Artística: Eric Nowinski
Direção Musical: Helena Castro
Figurinos e Adereços: Yumi Sakate
Produção Geral: Regiane Moraes
Assistente de produção: Tamara Borges
Design: Giovana Pasquini Divulgação
Plataformas Digitais: Flávia Amorim
Fotos: Beto Amorim e arquivo do grupo
Captação de vídeo e edição: Ícarus Filmagem
Uma realização do Grupo As Meninas do Conto.
Mil mulheres e uma noite
Mil Mulheres e uma Noite é um espetáculo adulto no qual a linguagem teatral e a narração de histórias são fundidas através da criação de um texto composto a partir das histórias dos livros das “Mil e Uma Noites”, clássico milenar de histórias do oriente médio, mundialmente conhecido.
O Grupo propõe um novo olhar sobre esse material milenar, com a intenção de criar um espetáculo que faça as histórias das Mil e Uma Noites , histórias de todas nós e também do nosso tempo. Inspirado pela sinestesia das cores, sabores e aromas propostos pela obra literária, o elenco, formado apenas por mulheres, faz ecoar a voz de Sherazade – que conta histórias, a própria sobrevivência, noite após noite – Cruzando-as com histórias contemporâneas reais.
PRÊMIOS
Premio Aplauso Brasil - Categoria Figurino, além de ter sido indicado nas categorias direção e elenco.
APCA/2017-Indicado na categoria Direção - Teatro adulto
SINOPSE
Partindo de uma das maiores obras de referência da tradição oral, “As Mil e Uma Noites”, evocamos nas atrizes-contadoras a emblemática figura de Sherazade, que noite após noite, assegura a própria sobrevivência, contando histórias ao sultão Sharyar, que percorrem os mais variados gêneros. Ao fundir estas histórias com relatos contemporâneos de opressão feminina, pretendemos potencializar o diálogo entre o feminino e o masculino, o dia e a noite, o passado e o presente, o “lá” e o “aqui”.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Grupo As Meninas do Conto, em colaboração com Cassiano Sydow Quilici.
Direção: Eric Nowinski.
Elenco: Danielle Barros, Helena Castro, Lilian de Lima, Lívia Salles, Norma Gabriel, Silvia Suzy e Simone Grande ; Musicista: Carolina Bahiense ou Ana Rodrigues
Direção de arte: Yumi Sakate
Direção Musical e Preparação Vocal: Fernanda Maia
Preparação Corporal, Direção de Movimento e Coreografia: Letícia Doreto
Assistentes de direção de Arte e contrarregragem: Diego Dac/ Paulo Pellegrini
--------------------------
Elenco Original: Danielle Barros, Helena Castro, Lilian de Lima, Lívia Salles, Norma Gabriel e Simone Grande
Assistência de produção : Joice Portes
Teaser:
Imprensa :
Programa METROPÓLIS [ TV CULTURA] exibido em 12/04/2017
http://tvcultura.com.br/videos/60566_metropolis-12-04-17.html
[A partir do 3:14 minuto]
•Jornal da TV Cultura Primeira Edição in dicas culturais exibido em 07/04/2017[ partir do 23 minutos] https://goo.gl/TPJdVQ
•Programa “ EM CARTAZ” na TV Aberta em 12 de abril de 2017
•Blog do Arcanjo hospedado pelo portal uol em
•Guia Folha OnLine“Teatro/Drama” em 04/04/2017

Caminho da roça
Espetáculo criado para comemorar os 20 anos do grupo, que é conhecido por unir teatro a narração de histórias, destacando a importância da tradição oral como preservadora da cultura.
As peças de teatro, antes de chegarem ao palco, existem na imaginação de quem as inventa. E precisam que todas as pessoas que vão trabalhar nelas acreditem na história, para que estas possam existir para o público também.
Os seres mágicos, assim como as peças de teatro, precisam da ajuda da sua imaginação para existir. Então, se você acreditar... saci, mula-sem-cabeça... existem !
E são estes seres mágicos que vão nos ajudar a percorrer o Caminho da Roça, uma viagem ao mistério dos seres fantásticos do universo caipira.
Eric Nowinski - Diretor
PPRÊMIOS
São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2016 nas categorias: Texto original e Espetáculo , Revelação(AntoniaMatos)
APCA 2016 - Melhor espetáculo de Valorização da Cultura Popular .
SINOPSE
Duas Comadres, uma Avó e uma neta nos levam a uma inesperada aventura envolvendo criaturas fantásticas no misterioso Caminho da Roça. Tudo começa quando as Comadres recebem a perigosa missão de levar uma Viola encantada através da noite escura, por onde galopa ninguém menos que a terrível Mula-Sem-Cabeça.
Mas para cumprir essa tarefa, elas contarão com ajudas nunca imaginadas, como a esperteza do Saci-Pererê e a sabedoria de uma Avó, que insiste em contar antigas histórias que se não forem passadas adiante, poderão acabar perdidas para sempre.
FICHA TÉCNICA
Direção: Eric Nowinski.
Dramaturgia: Paulo Rogério Lopes e Simone Grande.
Elenco: Simone Grande e Antonia Matos.
Cenário e Figurino: Carolina Bassi.
Assistentes de Cenografia e Figurino: Patrícia Tiemi e Mariana Godone.
Desenho de Luz: Eric Nowinski.
Direção Musical: Nina Blauth.
Criação Musical: Antonia Matos, Nina Blauth e Simone Grande.
"Catira do Passarinho" - composição de Jacqueline Baumgratz e Celso Pan.
Preparação Vocal: Suzana Salles.
Efeitos Sonoros: Daniel Krotoszynski – DNAudio.
Produção: Regiane Moraes.
Assistência de produção : Joice Portes.
Teaser:
Imprensa:
https://www.malinhapronta.com.br/2017/05/11/caminho-da-roca-no-teatro-alfa/

Bruxas, bruxas e mais bruxas
Este espetáculo foi criado para celebrar os 15 anos de existência do grupo As Meninas do Conto. Realizamos uma extensa pesquisa sobre contos tradicionais do mundo e selecionamos três para compor o espetáculo: um brasileiro, um italiano e um russo em que a figura da bruxa, estas mulheres tão temidas e adoradas se fazem presentes. E para compor nossas bruxas, nos adentramos no universo clown com Vera Abud.
SINOPSE
O espetáculo Bruxas, Bruxas...e mais Bruxas! aborda o universo fantástico, mágico e até divertido destas personagens tão presentes no imaginário universal. Bruxas de diferentes origens e tradições se dirigem a um encontro anual para trocar receitas, feitiços e histórias.
PRÊMIO
APCA/2012 na categoria Atriz - Concedido coletivamente para todas as atrizes do espetáculo
FICHA TÉCNICA
Direção: Simone Grande e Eric Nowinski
Dramaturgia: Rubens Rewald
Criação Musical: Cristina Bosch e Helena Castro
Elenco: Danielle Barros, Fernanda Raquel,
Lilian de Lima, Lívia Sales, Norma Gabriel
Músicos de Cena: Cristina Bosch, Helena Castro
Figurinos: Isabela Teles e Edson Braga
Assistente de Figurinos: Thais Cerajollo e Fernanda Lima
Adereços : Evelyn Cristina
Cenário: Beto Amorim
Iluminação: Lica Barros
Pintura de Arte: Luiza Teles
Costureiras: Isaura Braga, Nilza Felix, Helenna de Oliveira
Marcenaria: Danilo Mora e Edson de Andrade
Produção: Regiane Moraes
Assistente de Produção: Andréa Martins
Preparação Vocal: Monica Montenegro
Preparação Corporal: Erika Moura e Tarina Quelho
Treinamento de Palhaço: Vera Abbud
Assessoria sobre Mitos: Eliane Braga Aloia Atihé
_______
Elenco Original: Danielle Barros, Fabiane Camargo, Fernanda Raquel,
Lilian de Lima, Lívia Sales, Norma Gabriel e Silvia Suzy
Teaser:
Imprensa:
https://bora.ai/sp/passeios/bruxas-bruxas-e-mais-bruxas
https://vejasp.abril.com.br/cidades/bruxas-bruxas-e-mais-bruxas-teatro-cacilda-becker/

Pedro Palerma e outras histórias
A montagem reúne contos de alguns dos maiores compiladores de histórias de todos os tempos: Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, Charles Perrault e Luís da Câmara Cascudo.
Este espetáculo fez parte do projeto “Quem Quiser Que Conte Outra”, que realizou 55 apresentações em escolas públicas do Estado de São Paulo, atendendo a mais de 12.000 crianças. O grupo produziu um CD com as histórias do espetáculo, com a participação de: Antonio Nóbrega, Renata Matar e Mestre Brasília, entre outros.
SINOPSE
Uma grande brincadeira vai começar!!! Aqui tem espaço para tudo, basta querer imaginar duendes, princesas, gente da água, macaco correndo pra cá e pra lá... Também não vão faltar risadas, surpresas e até mesmo um friozinho na barriga.
No espetáculo “Pedro Palerma e Outras Histórias”, privilegiamos a arte das contadoras de histórias, as atrizes se revezam entre a narração e os personagens que cada conto apresenta. As músicas foram especialmente compostas para o espetáculo e são interpretadas ao vivo pelas percussionistas e atrizes.
FICHA TÉCNICA
Direção do Espetáculo: Simone Grande
Direção Musical: Girlei Miranda
Adaptação do Texto: Simone Grande em processo colaborativo com
Cristina Bosch, Danielle Barros, Fabiane Camargo, Helena Castro e Girlei Miranda.
Elenco: Danielle Barros e Lívia Sales
Musicistas em Cena: Cristina Bosch e Helena Castro
Cenário e Figurino: Lú Bueno
Assistente de figurino e cenário: Karina Cordeiro
Músicas: Girlei Miranda, Simone Grande, Helena Castro,
Cristina Bosch, Fabiane Camargo e Daniele Barros
Iluminação: Aline Barros
Produção: Regiane Moraes
-----------------------------
Elenco Original: Cristina Bosch, Danielle Barros, Fabiane Camargo e Helena Castro
Teaser:
Imprensa:
https://vejasp.abril.com.br/atracao/pedro-palerma-e-outras-historias/
https://culturaemercado.com.br/premio-femsa-de-teatro-infantil-e-jovem-anuncia-indicados/amp/

Buuuu!! A casa do bichão
Inspirado nos contos populares “Gaspar eu caio” (versão do escritor Ricardo Azevedo) e “O sétimo dono da casa” (conto norueguês coletado por Peter C. Asbjørnsen) e em suas versões orais – “Bichão” (contada pelo Sr. Geraldo Tartaruga, morador de São Luis do Paraitinga) e “Os velhos” (contada por Dan Yashinski, pesquisador canadense da arte de contar histórias).
PRÊMIOS
Prêmio APCA -Espetáculo infantil de 2009
Indicado em várias categorias para o Prêmio Coca-Cola FEMSA.
Indicado ao Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro , na categoria Espetáculo
SINOPSE
Três narradoras contam a história de Caio, um rapaz que sai pelo mundo e chega num castelo mal-assombrado, cheio de moradores misteriosos. Caio decide passar a noite ali, mas terá que passar por diversas provas e enfrentar seus medos.
FICHA TÉCNICA
Direção: Cristiane Paoli Quito
Dramaturgia: Simone Grande
Supervisão dramatúrgica: Rubens Rewald
Elenco: Simone Grande, Lívia Sales e Helena Castro
Música: Girlei Miranda, Renata Mattar e Simone Grande
Supervisão musical: Renata Mattar
Cenário: Marisa Bentivegna
Adereços: Sidnei Caria
Figurino: Cláudia Shapira
Bonecos: Sidnei Caria
Iluminação: Marisa Bentivegna
Preparação Corporal: Erika Moura
_________
Elenco Original: Kika Antunes, Girlei Miranda e Simone Grande
Produção: Fabiane Camargo
Link do Teaser:
Imprensa:
https://vejasp.abril.com.br/atracao/buuu-a-casa-do-bichao/
https://maede2.com.br/espetaculo-infantil-buu-a-casa-do-bichao-no-teatro-alfa/

As velhas fiandeiras
Dramaturgia criada a partir dos contos “As Fiandeiras” dos irmãos Grimm e “As Três Velhas” de Luís da Câmara Cascudo. Desde o princípio nos sentimos atraídas pela figura das três velhas: Deduda, Pezuda e Beiçuda, mulheres fantásticas que ajudam a protagonista. E, para compor estas personagens, pesquisamos a técnica do Bufão, trazendo elementos grotescos e irônicos em seus corpos. As velhas bufonas estão à margem da sociedade e, por isso, mantêm um olhar debochado sobre o mundo, elas zombam de tudo e têm a incrível capacidade de serem grotescas e sublimes ao mesmo tempo.
As Velhas Fiandeiras também virou livro, publicado pela Companhia das Letrinhas e faz parte da coleção Fora de cena.
https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788574067933/as-velhas-fiandeiras
PRÊMIOS
APCA/2004, na categoria Espetáculo Infantil
Coca-Cola FEMSA, nas categorias: Espetáculo, Música e Texto original.
SINOPSE
Essa é a história de uma menina que não gostava de exercer o ofício de todas as mulheres de sua família: fiar. Por mais que sua mãe mandasse ela não queria nem chegar perto de uma roca. Um dia, ela é levada ao palácio da Rainha, onde se vê obrigada a fiar uma enorme quantidade de lã. E, com a ajuda de três velhas enigmáticas e esquisitas, a menina consegue mudar seu destino.
FICHA TÉCNICA
Criação e Concepção: Simone Grande, Kika Antunes, Luciana Viacava, Nina Blauth.
Colaboração: Eric Nowinski
Dramaturgia: Cassiano Sydow Quilici em colaboração com as atrizes.
Elenco: Simone Grande, Norma Gabriel, Lilian de Lima e Helena Castro
Criação Musical: Guilherme Maximiano, Girlei Miranda, Kika Antunes,
Luciana Viacava, Nina Blauth e Simone Grande.
Direção Musical e Arranjos: Guilherme Maximiano e Nina Blauth
Preparação Vocal: Miriam Maria
Preparação Corporal (Técnica de Bufão): Luciana Viacava
Iluminação: Eric Nowinski
Cenário e Figurino: Silvana Marcondes
Assistente de Figurino e Cenário: Edna Aguiar
Cenotécnica: Julio Djocsar
Maquiagem: Armando Filho
______
Elenco original: Simone Grande , Kika Antunes, Luciana Viacava e Nina Blauth
Painel Lúdico: As Meninas do Conto
Produção: As Meninas do Conto e Cenne Gots
Administração: Cenne Gots e Simone Grande
Teaser:
Imprensa:

Papagaio real
Peça inspirada em três versões de contos tradicionais: “O Papagaio Real”, de Luís da Câmara Cascudo, “O Papagaio do Limo Verde”, de Silvio Romero e “Um olho, dois olhos e três olhos”, dos Irmãos Grimm. A transformação da fábula em peça de teatro procurou explorar a beleza do seu simbolismo, que toca o coração de crianças e adultos. A viagem da menina em busca do reino de Acelóis é narrada por pássaros que falam em versos, conduzindo o público nesse vôo poético. Pesquisamos a técnica da Commedia Dell’Arte e teatro de sombras, nos distanciando um pouco mais da forma humana e criando seres absolutamente inusitados para explorar o universo misterioso que permeia a história.
PRÊMIO
Indicações para o Prêmio Coca-Cola FEMSA 2005, nas categorias: Espetáculo, Música Original, Atriz, Texto e Figurino.
SINOPSE
Papagaio Real é a história de uma menina que recebe todas as noites a visita de um príncipe encantado em pássaro. Suas irmãs invejosas conseguem expulsar o pássaro e a menina parte numa jornada fantástica, para finalmente reencontrá-lo num reino muito distante.
FICHA TÉCNICA
Direção: As Meninas do Conto
Dramaturgia - Cassiano Sidow Quilici
Supervisão Artística: Eric Nowinski
Elenco : Norma Gabriel, Lilian de Lima e Simone Grande
Percussão: Cristina Bosch
Concepção Musical: Guilherme Maximiano e Girlei Miranda
Cenografia e Figurino: Telumi Helen
Iluminação: Eric Nowinski
Preparação Vocal : Miriam Maria
Oficina de Commedia Dell’Arte : Deborah Serretiello
Maquiagem: Armando Filho
_______
Elenco Original: Deborah Serretiello, Kika Antunes e Simone Grande
Percussionista Original: Girlei Miranda
Teaser:
Imprensa:

Porque o mar tanto chora
Texto criado a partir dos contos “Dona Labismina” de Sílvio Romero, e “Bicho de Palha” de Luís da Câmara Cascudo. Buscamos contar essa história de maneira poética, trazendo toda a brasilidade e magia do conto nas canções, figurinos e encenação.
PRÊMIO
APCA/2002 - Grande Prêmio da Crítica
Coca-Cola FEMSA/2002, nas categorias: espetáculo, figurino (Silvana Marcondes) e atriz (Simone Grande).
SINOPSE
Considerada uma das versões da “Cinderela Brasileira”, trata-se da história de uma rainha que queria muito ter um filho. Até que um dia concebe uma menina: Maria, que nasce com uma cobra enrolada em seu pescoço. Quando ela fica mocinha, um velho rei muito rico decide se casar com ela. Contrariada, Maria parte para outro reino em busca de sua felicidade.
FICHA TÉCNICA
Direção e Dramaturgia: As Meninas do Conto
Supervisão Artística: Eric Nowinski
Elenco: Simone Grande , Fernanda Raquel e Norma Gabriel
Percussão: Helena Castro
Iluminação: Eric Nowinski
Cenário e Figurino: Silvana Marcondes e Tina Simião
Maquiagem: Daniela Biancardi
Criação Musical: Girlei Miranda e As Meninas do Conto
Arranjos Vocais: Guilherme Maximiano
_____
Elenco original: Simone Grande, Kika Antunes e Luciana Viacava
Percussão (versão original) : Girlei Miranda
Imprensa:
https://monicarodriguesdacosta.blogfolha.uol.com.br/tag/por-que-o-mar-tanto-chora/
https://vejasp.abril.com.br/atracao/por-que-o-mar-tanto-chora/

A princesa Jia
Para a criação do nosso primeiro espetáculo partimos do conto “A Princesa Jia” de Luís da Câmara Cascudo, encontrado no livro Contos Tradicionais do Brasil. Iniciamos nossas primeiras pesquisas acerca da figura das Contadoras de Histórias e de elementos da linguagem teatral: precisão física, a música ao vivo, a voz e a relação com a plateia. Por se adaptar em diversos espaços, realizamos apresentações deste espetáculo em muitos lugares: teatros, escolas, praças, centros culturais, clubes, etc.
Prêmio
APCA-2002 - Grande Prêmio da Crítica
SINOPSE
Um casal tinha três filhos já em idade de trabalhar que partem cada qual por um caminho. José e Pedro se arranjam em uma cidade vizinha. Mas João, o caçula, vai parar num velho castelo e descobre que lá vive uma Jia (sapa) melequenta que tem o poder de falar. O que João não sabia é que essa sapa estava à espera de alguém que a desencantasse .
FICHA TÉCNICA
Direção e Dramaturgia: As Meninas do Conto
Supervisão Artística e Desenho de Luz: Eric Nowinski
Elenco: Simone Grande, Danielle Barros e Débora Carolyne (Substituta Lilian de Lima)
Percussão : Cristina Bosch
Músicas: Girlei Miranda e As Meninas do Conto
Cenário e Figurino: As Meninas do Conto
Administração e Produção: As Meninas do Conto
_____
Elenco original: Simone Grande, Kika Antunes e Luciana Viacava
Percussão: Girlei Miranda
Imprensa:
